Biblioteca Virtual

Livros

 

 

 

 Da Saúde ao Turismo, um século de sonhos e paixões.

capaefcjEm celebração aos 100 anos de existência da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo publicou o livro Da Saúde ao Turismo, um século de sonhos e paixões. Resultado de um grande trabalho de História Oral e de pesquisa documental feito pela Fala Escrita, a obra é assinada por Luiz Salgado Ribeiro e Suzana Ribeiro.

A obra está disponível para download gratuito em: Link

 

 

Pontes da Memória: histórias da nossa gente

Nesta obra 23 alunos do curso de História Oral, ministrado por Suzana Ribeiro no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, contam histórias da cidade e de seus moradores. Eles tiveram a liberdade de escolher os temas e quem iriam entrevistar. Como resultado tivemos um livro leve com muitas informações sobre a imigração italiana, cultivo da uva, crescimento e colonização de Jundiaí. Este material é uma homenagem a todos jundiaienses, pois conta a história das pessoas e do local onde vivem

Para baixar a versão digital clique em: Link

 

História Oral na Educação: memórias e identidades

http://issuu.com/gepemhep/docs/livro_etec_diagramado3_29.07__1_fal
Em ocasião dos 45 anos de existência do Centro Paula Souza, foi elaborado e lançado o livro  História Oral na Educação: memórias e identidades. Fruto de uma série de oficinas em História Oral ministradas pelas professoras Suzana Ribeiro, da Fala Escrita, e Maria Lúcia de Carvalho, do Centro Paula Souza, o livro reúne textos elaborados pelos cursistas e desdobramentos de entrevistas com alguns dos sujeitos que participaram das histórias de todas as Escolas Técnicas do Centro Paula Souza.

A obra está disponível gratuitamente em versão digital na plataforma ISSU pelo endereço:http://issuu.com/gepemhep/docs/livro_etec_diagramado3_29.07__1_fal

 

 

 

 

História Oral na Educação: memórias e Identidades – Junho de 2013 – Temas Transversais

capahoeMaterial didático elaborado em parceria com o Centro Paula Souza para o curso “História Oral na Educação: memórias e identidades.”

 

Vozes da terra: Histórias de vida dos assentados rurais de São Paulo
Fruto de um convênio USP/Itesp, o livro recupera um pouco da história dos assentamentos rurais de São Paulo e dá voz ao homem do campo que foi assentado, por meio de depoimentos obtidos com cerca de 80 entrevistados, representando as mais de 10 mil famílias assentadas nos Projetos de Assentamentos no Estado de São Paulo.

 

 

 

 

75×75: EPM/UNIFESP, uma história, 75 vidas.

capaepmPublicado em comemoração aos 75 anos da Escola Paulista de Medicina, o livro conta 75 histórias de vida daqueles de participaram dos 75 anos da instituição.
Com colaboração da Fala Escrita no trabalho de pesquisa e na realização das entrevistas, a página sobre a publicação pode acessada em: http://www2.unifesp.br/centros/cehfi/75_ant.htm

 

 

 

Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária – FEA/USP entre números e palavras.

capafeaComo parte do projeto de História Oral do Departamento de Contabilidade e Atuária EAC/FEA/USP, o livro Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária – FEA/USP entre números e palavras é uma realização da Fala Escrita, coordenada por Suzana Ribeiro.
O livro em versão digital está disponível em: Link

 

 

 

Presença Marista: os caminhos da educação e da solidariedade.

Neste livro sobre a Rede Marista de Solidariedade no Brasil, foi realizado pela Fala Escrita toda a parte de História Oral, desde a roteirização das entrevistas, passando pela coleta dos depoimentos e posterior tratamento e edição das mesmas.

Artigos

Narrativas_e_Experiencias:_histórias_orais_de_mulheres_brasileiras.

História_Oral_na_escola:_instrumento_para_o_ensino_de_historia.

Engenheiro Maia: o dia-a-dia de conquistas de uma escola.

Divulgação científica, documentos audiovisuais e construção de performances de oralidades e discursos de memória de uma comunidade científica da Química no Brasil.

Dissenso e recriação do espaço público.

Conquistas Negras: os conceitos de raça e nação nos Estados Unidos na passagem do séc. XIX para o séc. XX.

Deslocamento campo/cidade/campo: caminho para uma vida nova.

Trabalho coletivo feminino: possibilidade de mudança no campo.

Visões e Perspectivas: documento em História Oral.

 

Livros

Producao do Conhecimento Histórico.

Educação no MST – Balanço 20 Anos

Vozes da Marcha pela Terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: