Pontes da memória: histórias da nossa gente


É com muita alegria que a Fala Escrita socializa o e-book, resultado de trabalho feito em conjunto com pesquisadores da cidade de Jundiaí, que participaram da Oficina “História Oral e Turismo: valorização da cultural local” promovida por uma parceria entre a Fala Escrita e a Secretaria de Cultura de Jundiaí.

Juntos, trocamos muito conhecimento sobre Jundiaí e sobre História Oral. Durante dois meses de intensa atividade também fomos nos conhecendo e conhecendo modos de fazer entrevista e ouvir. Neste processo de aconteceu a construção de narrativas e de estudos referentes à experiência de pessoas e de grupos do Município e a sistematização das entrevistas apresentadas neste livro. Importa lembrar que aqui estão presentes mais que textos. O leitor terá acesso a narrativas de pessoas sobre suas experiências e histórias de vida, entrará em contato com um “documento vivo” resultante da escuta atenta a cada uma das vozes que compõem esse livro.

Assim a riqueza da coletânea de histórias de vida, que ora se apresenta, vem da interação estabelecida entre entrevistadores e entrevistados. Resultado de um encontro que não se pautou apenas por perguntas em busca de respostas objetivas. As narrativas aqui presentes mostram um saber ouvir e respeitam as subjetividades características de cada entrevistado.

Esperamos que os leitores gostem, tanto quanto nós, de ter contato com essas vozes, de reviver com nossos colaboradores os dramas e as tramas de suas narrativas. Pois assim continuarão incrementando essas histórias com as suas próprias num processo sempre inacabado de produção de conhecimentos.

Aventure-se. Boa leitura!

Arquivo – Em breve disponível novamente.

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Uma resposta para “Pontes da memória: histórias da nossa gente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: