Fala Escrita inicia projeto para criação de objetos de aprendizagem

A Fala Escrita, recentemente, iniciou um projeto para formulação de objetos educacionais junto a empresas parceiras. Objetos educacionais, ou objetos de aprendizagem, são, de uma maneira geral, ferramentas de ensino aprendizagem que recorrem à dispositivos tecnológicos. Tais instrumentos tornam-se cada vez mais imprescindíveis na contemporaneidade, considerando que diferentes mídias, linguagens e tecnologias notoriamente ocupam grande espaço no cotidiano dos jovens, principalmente.

As possibilidades de trabalho pedagógico oferecidas pelos objetos educacionais extrapolam a simples ilustração de conteúdos ou formas de recreação, pois dão ao aluno a oportunidade de agregar diferentes camadas de aprendizagem por meio da relação, desconstrução, e reconstrução dos conhecimentos. Representar ou interagir com tecnologias ou personagens e fatos históricos, por exemplo, fazendo uso de linguagens recorrentes e significativas ao público alvo, tem, sem dúvidas, grande potencial de eficácia no que diz respeito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes.

Os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), lançou, em 2007, o Projeto Condigital que, em forma de edital, financiou o desenvolvimento de diversos conteúdos e recursos digitais multimídia voltadas para o Ensino Médio. O edital visou fomentar este tipo de produção por todo o Brasil, de forma a montar um repositório para o uso e reuso do material. Desde então, muitas outras iniciativas surgiram e os objetos educacionais passaram a ocupar maiores espaços dentro das instituições de ensino brasileiras. Alinhado a uma tendência mundial, o uso de objetos educacionais deverá trazer inúmeros benefícios para os alunos, professores e instituições de ensino, proporcionando uma rica e complexa melhora ao ensino do país.

Banco Internacional de Objetos Educaionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: