Militância e desvitimização marcam projeto de história oral da SDPD

Por Marcela Boni

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) disponibiliza, desde o dia 1 de fevereiro, novidades na exposição permanente do Memorial da Inclusão.

A partir disto, o público pode, além de experimentar a visita totalmente acessível ao Memorial, conhecer um pouco mais das histórias de vida das pessoas que fizeram, e algumas ainda fazem, parte dos movimentos relacionados às lutas pelos direitos das pessoas com deficiências.

Essas narrativas são apresentadas em um totem onde os protagonistas destas trajetórias de vida contam um pouco de suas lutas e experiências. Os videos foram produzidos pela Fala Escrita a partir de entrevistas realizadas através do Projeto de História Oral da SDPD.

01022013(014)

Cerca de 40 militantes narraram episódios pessoais e coletivos que nos ajudam a compreender com mais clareza importantes iniciativas que ao logo dos últimos 30 anos se tornaram cada vez mais notáveis socialmente. Isto pois resultaram em propostas, discussões, divergências e concordâncias, manifestações e, sobretudo, conquistas.

Direitos hoje politicamente reconhecidos como os de acessibilidade e igualdade na educação e no mercado de trabalho, bem como a formulação de dispositivos legais e constitucionais, além de diálogos que se estendem pelo território nacional e mesmo internacionalmente configuram um pouco do que pode ser conferido a partir de agora no Memorial.

Histórias de vida intensamente marcadas pela militância e que contribuem com a desvitimização de um grupo, que evidencia cada vez mais seu potencial criativo e ativista.

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: