Memorial da Inclusão inaugura projeto de História Oral

Por Marcela Boni

O Memorial da Inclusão, iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), inaugura amanhã os resultados de seu Projeto de História Oral.

Fala Escrita, com a coordenação da pesquisadora e historiadora Suzana Lopes Salgado Ribeiro, foi responsável pela realização das entrevistas, roteirização do material e edição dos vídeos que irão integrar a exposição.

Trata-se de um projeto que tem como ponto de partida o conhecimento e valorização das trajetórias de pessoas com deficiência que participaram de movimentos sociais ligados à questão. Tendo como mote o Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (1981), cerca de 40 pessoas contaram suas histórias de vida e suas experiências ligadas à luta pelos direitos de acessibilidade e participação na sociedade brasileira.

Parte dessas histórias de vida poderá ser apreciada no totem que apresentará esses vídeos, que falam sobre trabalho, educação, lazer, acessibilidade, enfim, sobre os direitos universais e, que a partir da luta dessas pessoas, passaram a fazer parte da agenda política de nossa sociedade.

A exposição, cuja acessibilidade é total, pode ser visitada, inclusive, on line.

Memorial da Inclusão

memorialdivulgao

Ao visitar essa exposição é possível compreender melhor as diversidades que existem em nossa sociedade e, sobretudo, desmistificar noções amparadas no assistencialismo. O protagonismo das pessoas com deficiência é mais uma parte que precisa ser evidenciada e o os frutos de tanta luta podem ser percebidos no cotidiano de todos nós, pessoas com deficiências ou não.

A história oral, por sua vez, foi fundamental para que essas vozes ganhem ainda mais eco! E que este se propague incessantemente!

Vale a pena conhecer e aprender um pouco mais sobre nossa sociedade que é, indubitavelemente, formada por múltiplas vivências e pontos de vista!

images-2

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Uma resposta para “Memorial da Inclusão inaugura projeto de História Oral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: