Edição de vídeos e história oral: novas tendências

Atualmente tem crescido o número de trabalhos com abordagem de história oral que utilizam recursos audiovisuais no registro de entrevistas.

Embora haja diferentes possibilidades de captura de imagens, em projetos desenvolvidos no âmbito da Fala Escrita o enquadramento sempre privilegia o entrevistado. Este pressuposto está de acordo, por sua vez, com os procedimentos adotados e o aporte teórico que embasa o desenvolvimento das pesquisas. Acreditamos que as histórias de vida e seus narradores são centrais na composição de novos documentos audiovisuais.

No entanto, a viabilidade da divulgação dos materiais produzidos geralmente não abrange os documentos integrais. Isto se dá sobretudo pelas características do documento audiovisual que, em muitos casos não pode ser facilmente acessado de qualquer computador.

A questão do tempo que disponibilizamos para conhecer as experiências registradas é também fator que nos remete à busca por uma dinamização da troca de conhecimentos e informações.

Neste ponto, cabe ressaltar a importância da edição de vídeos. O trabalho de condensar os pontos mais significativos de uma narrativa de história de vida ou mesmo acerca de algum tema demanda ainda outros procedimentos, como é o caso da roteirização das entrevistas, ação fundamental para a etapa prática de edição.

Atualmente, a Fala Escrita está realizando edições de vídeos em dois projetos: um deles tem como núcleo documental entrevistas feitas com representantes do Movimento das Pessoas com Deficiência e financiado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD); o segundo projeto é realizado em parceria com a Códice e trata do registro da história de pessoas que participaram das construção e implementação das usinas hidrelétricas do Pontal do Paranapanema e tem como financiador a Duke  Energy.

 

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: