Interdisciplinaridade é base para nova graduação em Saúde Pública na USP

Cada vez mais a formação de profissionais de diversas áreas tem o diálogo com outras formas de saber como pressuposto. O mesmo podendo ser dito acerca da valorização das experiências dos grupos sociais para a compreensão da contemporaneidade. Desta forma, a história oral e os trabalhos que lidam com a memória coletiva abrem novos caminhos para a produção de conhecimentos. A Fala Escrita, em sua trajetória de projetos, tem desenvolvido trabalhos em parceria com insitutições e grupos que, apesar de suas especificidades, atentam para a ampliação das fontes e das maneiras de construir novos saberes.

Esta tendência pode ser observada também na área da saúde, onde tem início a partir deste ano a graduação em Saúde Pública, oferecida pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

A Saúde Pública orienta-se para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. Sua atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde.

O profissional formado neste curso poderá atuar em análise de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades. Há boas perspectivas no setor público para atuar na formulação de políticas sociais de saúde e também na gestão de órgãos de saúde públicos e privados. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro – saúde e organizações médicas, instituições de meio ambiente e de saneamento e terceiro setor também devem absorver esse bacharel.

Mais informações:

Saúde Pública

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: