Memória institucional: produção e guarda de documentos

Atualmente tem se evidenciado um interesse cada vez maior entre instituições de diferentes portes e origens por conhecer sua própria história.

Neste sentido, cuidados anteriormente ignorados com os documentos produzidos passaram a oferecer novas possibilidades de aprofundar conhecimentos sobre as corporações. A organização de arquivos e centros de memória empresarial cumpre esta função e ganha destaque nas discussões sobre memória institucional.

A empresa Códice – Memória e Arquivo tem se destacado em atividades deste tipo e contribuído com as discussões acerca da constituição dos Centro de Memória.

Site – Códice

Além do tratamento e da guarda de documentação já produzida, cresce o interesse pela produção de novas fontes de informação, as quais buscam nas experiências vivenciadas pelas pessoas seu suporte. Os procedimentos característicos da história oral são, nestes casos, de fundamental relevância para captar histórias e memórias. Além disso, contribuem com a constituição de corpus documentais inéditos, os quais se tornam novas fontes para a produção de conhecimentos. A Fala Escrita tem se destacado nesse novo tipo de produção documental, a qual valoriza as narrativas e suas particularidades na compreensão de realidades diversas características da contemporaneidade.

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: