Museu Histórico e Cultural de Jundiaí inicia oficina de história oral

A cidade de Jundiaí, localizada no interior paulista, tem em sua história a marca das trajetórias que deram os contornos do Estado de São Paulo. Fruto da expansão bandeirante no estado, Jundiaí continuou a crescer e teve na agricultura cafeeira importante fonte econômica.

As atividades desenvolvidas permitiram posteriormente o desenvolvimento industrial e a instalação da ferrovia, cuja imagem está indiscutivelmente associada à identidade do município.

Acompanhando os trilhos da ferrovia e os impulsos externos, Jundiaí foi ainda importante localidade receptora de imigrantes, sobretudo os de origem italiana. As relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos são elementos fundamentais na constituição da memória e identidade local e são base para a implementação de novos projetos culturais na cidade.

O oficina “História Oral, Patrimônio Cultural e Memória” organizada pelo Museu Histórico e Cultural que tem início no próximo dia 20 de março, coordenada pela Fala Escrita, é oferecida a jovens estudantes e pesquisadores da cidade.

A oficina será desenvolvida ao longo de três meses e ao final terá como resultado do trabalho a organização de um livro digital produzido pelos participantes, com a orientação das pesquisadoras Suzana Lopes Salgado Ribeiro e Marcela Boni Evangelista.

O curso contará com atividades diversificadas que irão mesclar aulas teóricas sobre história e os fundamentos da história oral, bem como exercícios práticos, com a realização de entrevistas, pesquisa e coleta de materiais complementares para o livro e, finalmente, a montagem coletiva da publicação.

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: