Arqueologia e História Oral no Museu Paulista

A história oral vem ampliando seu campo de atuação e a Arqueologia mostrou-se novo território com grande potencial a ser explorado, como pode ser percebido no trabalho desenvolvido pela Fala Escrita junto ao Museu Paulista.

O projeto Memória Oral nos projetos de Arqueologia Histórica Industrial do Museu Paulista teve como ponto de partida a experiêcia de pesquisa da Professora Dra. Margarida Davina Andreatta, responsável pelo estudo arqueológico de mais de 50 sítios localizados em São Paulo, Goiás, Pará, entre outros estados.

Os procedimentos da história oral foram fundamentais para a realização do projeto, sendo que ao longo de seis meses foram realizadas entrevistas com a professora Margarida, cada qual abordando um sítio arqueológico. Este método inovador aponta como possibilidade a organização de um grande acervo a partir da narrativa da pesquisadora responsável por seu estudo.

Através de sua história de vida acadêmica, pudemos conhecer um pouco mais sobre a arqueologia histórica e industrial brasileira. Pioneira nas pesquisas sobre o assunto, Margarida Davina Andreatta, contou durante as entrevistas concedidas à pesquisadora Suzana Lopes Salgado Ribeiro, as histórias de importantes sítios arqueológicos como o dos Erasmos, da Fazenda Ipanema, do Itaim Paulista, da Casa do Grito, do próprio Museu Paulista, do Solar da Marquesa, entre tantos outros.

 

O Solar da Marquesa, reaberto após restauração em 2011, apresenta atualmente a exposição de longa duração “A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo e um lugar”.

Confira mais informações:

Solar da Marquesa de Santos

 

 

 

 

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: