História oral e educação nas prisões: respeito aos direitos e reconstrução da cidadania

A educação é direito que deveria contemplar toda a população, entretanto, sabemos que muito há por fazer para que o acesso à instrução atenda a população de forma generalizada. A situação é ainda mais complexa quando nos referimos a grupos marginalizados socialmente, como é o caso da população carcerária.

A educação nas prisões não é regra geral. No entanto, iniciativas nessa direção mostram que os resultados obtidos podem ser transformadores!

A Revista Trajetória, editada pela AlfaSol, publicou em sua última edição matéria sobre o acesso ao direito à Educação em instituições prisionais.

A história oral, por sua vez, trouxe cores de realidade para o discurso teórico. Por meio da coleta de histórias de vida de pessoas em situação de privação de liberdade foi possível adentrar os muros institucionais e reconhecer o alcance das iniciativas que promovem o direito à educação e estimulam o exercício da cidadania.

“O aprendizado da leitura e da escrita possui sentidos mais amplos num lugar em que os movimentos corporais são em tudo limitados. A autonomia para acompanhar o próprio processo, o orgulho em assinar o comprovante do pagamento pelos serviços prestados, a remição da pena, a escrita de bilhetes amorosos, as chances futuras de trabalhos e a possibilidade de ir além no espaço da imaginação, saindo da realidade fechada da cela, são as motivações que perpassam as histórias de cidadãos que almejam a reconstrução de suas próprias existências.” (Trecho da matéria, p.61)

revista_trajetoria2010.pdf

 

Anúncios

Sobre falaeescrita

Doutora em História Oral pela FFLCH da USP Ver todos os artigos de falaeescrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: